Sistema de prioridades

O cluster do GridUnesp conta com um sistema de prioridades baseado em fair share. Isso significa que cada grupo de pesquisa tem uma cota reservada de 1/N dos recursos computacionais do cluster, onde N é o número total de grupos. Dentro do grupo, cada usuário tem uma cota de 1/M, onde M é o número de usuários dentro do seu grupo.

Uma vez passada essa cota, ainda será possível usar o cluster, mas os seus processos terão uma prioridade cada vez menor em relação a outros usuários que utilizaram menos os recursos. Essa conta leva em consideração uma janela de tempo que é construída considerando uma curva de decaimento exponencial, com tempo de meia vida de 14 dias.

Para avaliar a cota atual, utilize o comando abaixo. Quanto menor o valor na última coluna (FairShare), menor a prioridade.

$ sshare -a

Uma ferramenta para analisar o uso do cluster e gerar relatórios está disponível em http://ce.grid.unesp.br/stats/.

Além da priorização por uso, vale lembrar que alguns servidores só atendem a filas mais curtas, funcionando como uma caixa rápido de supermercado. Sempre especifique a menor janela de tempo possível para garantir uma alocação mais rápida.

Para listar os processos em espera em ordem de prioridade, use:

$ squeue -o "%.18i %.9Q %.8j %.8u %.10V %.6D %R" --sort=-p,i --states=PD