Boas Práticas

Compartilhamento de Acesso

Por medida de segurança e para evitar transtornos desnecessários, não se deve compartilhar a senha de acesso com terceiros, ainda que sejam membros de projetos, ou mesmo membros do GridUnesp. Outras pessoas com acesso à conta do usuário podem inadivertidamente apagar e/ou modificar aquivos, não sendo possível desfazer tais operações.

Todavia, e desde que o usuário saiba o que está fazendo, é possível modificar as permissões de acesso a arquivos e pastas específios (utilizando o comando chmod) para permitir o acesso de outros usuários.

Solicitação de Suporte

A maioria das dúvidas dos usuários podem ser respondidas consultando a seção Perguntas Frequentes. Contudo caso as dúvidas persistam, os usuários podem enviar mensagem para a lista de suporte (support.ncc@unesp.br) com informações suficientes e adequadas para que a equipe de especialistas do GridUnesp consiga ter o melhor entendimento possível sobre a situação.

Caso não estejam conseguindo resolver problemas em relação ao job (à simulação), os usuários podem enviar mensagem para a lista de suporte, sendo fundamental informações como:

  • a localização do script de submissão e dos arquivos e pastas de input;

  • a localização dos arquivos de log (slurm-jobID.out);

  • o comando usado para submeter o job;

  • e, se possível, o(s) número(s) do(s) job(s) em questão.

Manutenção dos Dados

O GridUnesp não conta com sistema de backup. Isso significa que, em caso de falha irrecuperável, todos os dados do usuário podem ser perdidos. Dessa forma, é fortemente recomendável que o usário transfira os resultados de simulações para um computador local tão logo quanto possível, deixando no cluster do GridUnesp apenas aqueles arquivos e pastas que são estritamente necessários ao processamento de novas simulações.

Ademais, como os recursos do cluster (armazenamento, processamento, etc.) são compartilhados por todos os membros, o usuário não deve usar a conta do GridUnesp como local para guardar dados pelos simples fato de que a capacidade do cluster é limitada. Caso o espaço em disco atinja 100% de uso, todo o sistema fica comprometido.

Além disso, no GridUnesp não há política de quotas para nenhum dos pontos de montagem. Então é preciso ter em mente que o sistema é utilizado por outros usuários e, portanto, é sempre saudável e uma boa prática manter o /home/ limpo, guardando apenas os arquivos necessários para a execução das próximas simulações.

Para verificar quais arquivos/pastas estão ocupando mais espaço no /home/, o usuário pode usar o seguinte comando no terminal:

du -scm $HOME/*

Irá aparecer uma lista de arquivos/pastas com os tamanhos correspondentes (em MB).

Apenas como exemplo, digamos que um usuário chamado Spock, cujo login no GriUnesp seja spock deseja deletar os seguintes arquivos e pastas:

/home/spock/programs/
/home/spock/Documents/
/home/spock/slurm-2848879.out
/home/spock/slurm-2848880.out

A partir de /home/spock/, para apagar, basta usar o seguinte comando:

rm -rf programs Documents slurm-*.out

Atenção

Vale informar que algumas simulações (a depender da maneira como estão configuradas) acabam sendo salvas na partição /store/ antes de serem copiadas para a partição /home. A partição /store/ é um file system compartilhado entre o nós de processamento. Em um processo normal, as simulações dos usuários escrevem no (leem do) disco desta partição e, ao final, são deletados de lá. Contudo, caso haja algum problema, a etapa de deleção não ocorre. Assim, com o tempo, o disco da partição /store/ vai enchendo e, caso o usuário não apague os dados e o armazenamento atinja 100% de uso, o sistema inteira começa falhar, afetando o cluster como um todo.

Por isso, também solicitamos fortemente aos usuários realizarem uma limpeza na respectiva área do /store/. Para checar quais arquivos/pastas estão ocupando mais espaço, o usuário pode usar o seguinte comando no terminal:

du -scm /store/$USER/*

Digamos que Spock deseja deletar as seguintes pastas:

/store/spock/2835861
/store/spock/2835862
/store/spock/2835866

Estando em /home/spock/, basta dar o seguinte comando

rm -rf /store/spock/2835861 /store/spock/2835862 /store/spock/2835866

ou, caso queira deletar todo o conteúdo que lhe pertença nesta partição, basta usar simplesmente

rm -rf /store/spock/*

Para mais informações sobre as partições, consulte a seção Informações sobre o Storage.

Processamento no Access2

Os usuários não devem processar simulações diretamente no servidor access2. Esse servidor deve funcionar apenas como ponto de acesso ao /home/, a partir do qual as simulações devem ser preparadas para submissão de jobs. Somente pré e pós processamentos que demandem um curtíssimo tempo de execução e pouca memória é que podem ser executados no servidor access2. Ou seja, é uma exceção.

Em todas as demais situações, os usuários devem preparar os scripts de submissão de jobs para que as simulações sejam executadas nos nós de processamento. Por isso, caso a equipe do GridUnesp observe que o servidor access2 esteja sendo usado para execução de aplicações que demandem muito tempo e muita memória, elas serão imediatemente canceladas para evitar que impactem negativamente na utilização do cluster pelos demais usuários.