Estatísticas
Nesta Seção serão mostrados dados da evolução da demanda pelos recursos do GridUnesp desde a sua entrada em operação.
Sumário
Projetos e Usuários
Desde que o GridUnesp começou as operações em 2010, o cluster chegou em 2024 somando mais de 140 projetos cadastrados. O gráfico abaixo mostra o número de projetos cadastrados:
em azul, o total, considerando o início das operações do GridUnesp até hoje;
em vermelho, desde o upgrade (em 2017) até hoje;
em amarelo, após o início da pandemia de SARS-COV-2 (em 2020).
Segundo o gráfico, a procura pelos recursos do cluster foi bastante intensa nos primeiros meses de 2010, sendo que um comportamento similar foi observado no início da pandemia de COVID-19.
E tal como o número de projetos cadastrados, o de usuários (professores, pesquisadores, estudantes) também aumentou continuamente. No ínicio de 2024 o GridUnesp já conta com mais de 850 usuários cadastrados conforme mostrado no gráfico abaixo.
Áreas do Conhecimento
Os projetos cadastrados no GridUnesp pertencem às mais variadas áreas do conhecimento, como mostrado no gráfico abaixo. Biologia, Física e Biofísica estão entre as mais presentes na busca por computação de alto desempenho.
O gráfico abaixo mostra a distribuição acumulada dos projetos cadastrados em cada área do conhecimento, com destaque para o aumento significativo observado nas áreas de Ciência da Computação e Ciência dos Materias durante a pandemia de COVID-19.
Abaixo temos a distribuição dos usuários cadastrados por área do conhecimento. No que diz respeito à procura por recursos computacionais por parter dos usuários, Física, Biofísica e Química são as áreas de trabalho mais presentes.
O gráfico a seguir mostra a distribuição acumulada dos usuários cadastrados no GridUnesp. Neste caso, o crescimento da procura por recursos por parte dos usuários tem aumentado de maneira constante.
Abaixo é possível visualizar, para cada campus da Unesp, como estão distribuídos os projetos cadastrados de acordo com a área da ciência correspondente.
Processamento
O gráfico abaixo mostra a distribuição de horas acumuladas de CPU em:
azul, desde o início das operações;
vermelho, desde o upgrade;
e amarelo, desde o início da pandemia de SARS-COV-2.
Conforme o gráfico, até o início de 2022 o GridUnesp já tem processado mais de 200 milhões de horas de CPU.
O gráfico a seguir, mostra a utilização dos recursos do cluster tanto pelos usuários vinculados diretamente ao GridUnesp, como também por outros experimentos e estruturas computacionais ao redor do mundo como:
Glow;
Engage;
HCC;
ILC;
Atualmente o uso do cluster tem se dado apenas por parte dos usuários cadastrados.
Uma ferramenta para analisar o uso do cluster e gerar relatórios está disponível em http://ce.grid.unesp.br/stats/.
Conexão dos Usuários com o Cluster
Os usuários do GridUnesp podem realizar processamento de simulações no cluster estando conectados de qualquer parte do mundo. Naturalmente, a maior parte das conexões dos usuários com o cluster ocorre a partir do Brasil. Entranto, há usuários em outros países que são membros ativos de projetos cadastrados no GridUnesp e, portanto, podem fazer uso da infraestrutura.
Além disso, ao participar de escolas, workshops, conferências, ou mesmo ao estar trabalhando diretamente com colaboradores no exterior não impede que possam fazer login no cluster e utilizar os recursos disponibilizados à comunidade unespiana. O grafíco abaixo mostra os países de onde os usuários se conectaram com o GridUnesp desde o início de 2022.
O mapa a seguir permite uma melhor visualização dos locais de conexão dos usuários com o GridUnesp.
Levando-se em consideração apenas os campi da Unesp, o gráfico a seguir mostra proporcionalmente a quantidade de conexões com o GridUnesp realizadas a partir de cada campus desde o início de 2022.