Segurança
Troca de senha
A senha de login no GridUnesp é pessoal e intransferível. Todos o membros de projeto devem ter sua própria conta e senha de acesso. Todos os usuários devem cuidar para que a senha não seja de conhecimento de terceiros, evitando, assim, transtornos indesejados.
Caso haja necessidade de gerar uma nova senha, o usuário pode solicitar o reset na página
Um tokem para troca será enviado ao email cadastrado.
Também é recomendável ao usuário fazer o reset da senha caso esteja há mais de 1 ano sem acessar o cluster. Para isso, é fundamental utilizar senhas consideradas fortes em que:
haja um mínimo de 8 caracteres;
não contenha uma simples palavra comum;
contenha letras minúsculas, maiúsculas, números e símbolos (!, $, %, @, #, …).
Importante lembrar que as senhas devem ser alteradas em intervalos regulares (e.g., a cada ano) e que as novas senhas não devem ser iguais ou simples derivações das senhas passadas. Também é possível utilizar geradores de senha aleatória:
Bloqueio de usuário
Devido a alguma falha na internet, o usuário pode perder a conexão.
Todavia, se estiver recebendo a seguinte mensagem de erro
Permission denied, please try again.
username@access2.grid.unesp.br's password:
é provável que o usuário esteja errando a senha. Neste caso é recomendável fazer o reset acessanto a página
Porém, se a mensagem de erro for a seguinte
ssh: connect to host access2.grid.unesp.br port 22: Connection refused
então é provável que o sistema Fai2Ban bloqueou o acesso do usuário ao cluster. Por questões de segurança, o sistema bloqueia o usuário (por 15 minutos) toda vez que:
erra a senha várias vezes;
usa o comando
scp
várias vezes em um curto espaço tempo;ou faz login de vários terminais em um curto espaço de tempo.
No entanto, se depois de 15 minutos o usuário continuar não conseguindo acesso, então o melhor é contactar a equipe do GridUnesp (support.ncc@unesp.br
) enviando o conteúdo obtido através do comando:
ssh -vvv username@access2.grid.unesp.br
em que username é o login do usuário.
Notificação de Segurança
Os usuários são obrigados a comunicar imediatamente à equipe do GridUnesp toda e qualquer suspeita de violação das regras de segurança enviando e-mail para a lista de suporte
support.ncc@unesp.br
É vetada a divulgação de informações sobre incidentes de segurança sem a prévia autorização do NCC.