Cadastro de Novos Projetos e Usuários

Mesmo durante a pandemia do SARS-CoV-2, observou-se uma constante procura pelos recursos oferecidos pela infraestrutura do GridUnesp por parte da comunidade científica. Logo que se deu início às políticas de isolamento, notou-se um aumento considerável de pedidos de pesquisadores da Unesp para cadastro de novos projetos. Em alguns casos, os pesquisadores deixavam clara a impossibilidade de utilizar a infraestrutura dos câmpus locais, acrescentando ser fundamental ao andamento das pesquisas poder ter acesso aos recursos do GridUnesp.

O número de novos projetos científicos cadastrados não parou de crescer mesmo durante o período de teletrabalho como pode ser visto na figura abaixo.

De março de 2020 março de 2022, o GridUnesp cadastrou 28 novos projetos científicos, o que corresponde a cerca de 22% do total até então (123).

O número de solicitação de cadastro de novos usuários também seguiu aumentando, mesmo durante a pandemia do SARS-CoV-2.

Desde o início da pandemia até março de 2022, 164 novos professores, pesquisadores e estudantes tornaram-se usuários do GridUnesp. Até esse momento, o cluster atingiu a marca de 755 usuários, o que significa que cerca de 21% foram cadastrados durante a pandemia. Como se pode observar nas figuras abaixo, o aumento mais proeminente ocorreu em outubro de 2020.

No GridUnesp há projetos e usuários cadastrados em uma diversidade de áreas do conhecimento. Desde o início da pandemia, recebemos solicitações para disponibilização de recursos a pesquisas voltadas para nove áreas distintas: Astronomia, Biofísica, Biologia, Ciência da Computação, Ciência dos Materiais, Engenharia, Jurídica, Química e Zootecnia. Dentre elas, Biologia e Ciência da Computação foram as áreas que apresentaram maior número de projetos entre os 28 cadastrados: 10 projetos de Biologia (36%) e 5 de Ciência da Computação (18%).