Submissão de Simulações
Sistema de Submissão de Jobs

De maneira geral, percebe-se que os pesquisadores e estudantes não têm enfrentado grandes dificuldades no processamento das simulações. Contudo, a partir de um análise crítica dos e-mails enviados pelos usuários, a Equipe do GridUnesp notou que é possível haver um ganho significativo no entendimento de como realizar a submissão de jobs, o que poderia se realizar com uma melhora na documentação de apoio. Essa tarefa já está em adamento.
Tempo de Espera na Fila

Um ponto crítico está no tempo de espera para que um processo submetido aos worker nodes possa começar a executar. Esse tempo depende de vários fatores:
dos recursos disponíveis;
da quantidade de recursos demandada; e
da política de FairShare (Política de Prioridade).
A utilização do cluster pelos pesquisadores e estudantes vinculados a projetos cadastrados no GridUnesp varia constantemente, tanto em relação à quantidade de simulações solicitadas, quanto aos recursos demandados por cada simulação e ao tempo de processamento. Como os recursos disponibilizados pelo GridUnesp são finitos, é natural que, em alguns momentos, haja mais demanda do que oferta. Isso implica que, nesses momentos, alguns jobs ficarão aguardando na fila, e entrarão em execução à medida que é finalizado o processamento daqueles jobs que se encontram já em processamento.
Por sua vez, a política de FairShare (Política de Prioridade) classifica os jobs de acordo com a utilização do cluster tanto por parte dos usuários quanto por parte do grupo do qual cada um é membro. Assim, usuários que fazem uso frequente e que demandam uma quantidade significativa de recursos veem sua prioridade na fila diminuir proporcionamente a essa utilização. Essa redução na prioridade é ainda mais intensa se o grupo ao qual pertence também utiliza o cluster de maneira significativa.
O sistema de submissão de simulações dá preferência aos jobs que requeiram uma quantidade menor de recursos e/ou cujo índice FairShare seja mais favorável. Devido a esses fatores, há usuários cujas simulações talvez tenham que esperar durante horas, ou mesmo dias, para ver seus jobs iniciarem a execução.
Nota
No período em que essa Pesquisa de Satisfação foi realizada, a maior parte dos usuários ainda não havia começado a utilizar os novos recursos. Após o upgrade, os usuários do GridUnesp passaram a contar com 56 novos worker nodes e maior capacidade de processamento e armazenamento.